Quarta-feira, 29 de Junho de 2011

 

A importância da escola primária

 

 

 

 

Uma escola primária é um tipo de estabelecimento escolar, existente em alguns países, onde as crianças realizam o primeiro ciclo da escolaridade obrigatória ou ensino primário.

Apesar de, em muitos países, este tipo de escola ter outras designações oficiais como "escola elementar" ou "escola básica", no âmbito de estudos e publicações de organizações internacionais de educação como a UNESCO, o termo preferido é o de "escola primária".Por extensão, frequentemente o próprio ensino primário também é referido como "escola primária".

 

Em Portugal, as escolas primárias constituíam os estabelecimentos onde era realizado o ensino primário. Aquando da transformação do anterior ensino primário no actual 1º ciclo do ensino básico, no início da década de 1990, a maioria das escolas primárias foi reconvertida em escolas básicas do 1º ciclo. Ao longo da década de 1990, muitas das antigas pequenas escolas primárias do interior do país, com poucos alunos, foram desactivadas, sendo os seus alunos concentrados em escolas básicas de maiores dimensões, centralizadas nas povoações principais.

 

As escolas primárias eram escolas de proximidade, distribuídas por todos os bairros urbanos e aldeias rurais. Por isso, eram estabelecimentos de pequena dimensão que podiam ter uma apenas única sala de aula, normalmente nunca ultrapassando as oito. Até à década de 1930, não existia uma tipologia fixa de modelo de escola primária, sendo as mesmas construídas com características que variavam de escola para escola. Nessa década foram aprovados projectos-tipo de escolas regionalizadas, destinados a serem aplicados a todas as construções escolares, que estariam na génese do Plano dos Centenários.

Na década de 1940, o Estado Novo lançou o Plano dos Centenários, um programa de construção escolar em massa que tinha como objectivo permitir a todas as crianças portuguesas dispor de uma escola primária ao seu alcance, permitindo aumentar o nível de educação da população.

 

As escolas do Plano dos Centenários foram construídas segundo modelos tipificados, adaptados às condições locais, que aliavam a funcionalidade à arquitectura tradicional portuguesa. Até à década de 1960, foram construídas mais de 7000 destas escolas, passando a existir pelo menos uma em quase todas as localidades do país, o que as transformou numa imagem de marca de Portugal. A partir do início da década de 1970, em substituição do modelo de escolas do Plano dos Centenários, começaram a ser construídas escolas primárias segundo o modelo conhecido por projecto P3 ou escola de área aberta.

 

Estas novas escolas eram substancialmente diferentes das anteriores, seguindo um modelo arquitectónico de origem escandinava. Este tipo de escola também se generalizou, com muitas povoações do país a terem um ou mais exemplar.



publicado por escolascentenarias às 11:10
O Conde Ferreira foi um grande impulsinador da instrução pública em Portugal
A surpreendente Fafi :)
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